A desigualdade de gênero ainda é um problema social relevante no Brasil e em todo o mundo. Essa questão também está presente no mundo corporativo e fica especialmente evidente ao considerar a situação da liderança feminina.
Embora as mulheres correspondam a cerca de metade da população mundial, ainda existem discrepâncias na representatividade no mercado de trabalho e em cargos mais altos. Porém, buscar superar os desafios pode ajudar as empresas a conseguir resultados diferenciados, por meio da diversidade.
Quais os benefícios de investir na contratação e no desenvolvimento de mulheres na liderança?
Uma vez que o negócio supere os desafios para aumentar a participação feminina na liderança, é possível aproveitar diversas vantagens, além da contribuição de habilidades para o crescimento da empresa. Entenda por que vale a pena investir em contratar e desenvolver mulheres para a liderança.
Aumento da diversidade
Um dos benefícios de ter mulheres na liderança é a promoção da diversidade na empresa, em todos os níveis. Essa é uma forma de ter perspectivas e habilidades diferentes adicionadas à gestão, que se torna mais complementar e inclusiva. Principalmente, a presença das mulheres ajuda a aumentar a representatividade em todos os âmbitos da companhia. Isso pode estimular a colaboração, a busca por soluções diferentes e a integração entre profissionais e times.
Posicionamento e fortalecimento da marca
Outro impacto positivo da liderança feminina para empresas envolve a construção e a percepção de marca. Graças à ampliação da diversidade, é possível construir e consolidar uma imagem positiva perante o público. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research, as pessoas consumidoras veem como éticas as organizações diversas. Logo, isso pode impactar o julgamento sobre a marca e futuros resultados, como o posicionamento e a fidelização.
Contribuição para a sociedade
Atuar para que mais mulheres estejam em cargos de liderança ajuda a companhia a aumentar seu nível de responsabilidade social corporativa. Isso acontece porque o negócio demonstra que adota medidas que efetivamente contribuem para a sociedade.
Afinal, ajudar na conquista de equidade de gênero nas posições mais altas estimula o desenvolvimento profissional feminino e auxilia a reduzir as desigualdades sociais. Considerando que, segundo o IBGE, quase metade dos lares são sustentados por mulheres, essas medidas também podem ajudar na estruturação e no padrão de vida das famílias.
Vantagem competitiva
O aumento da liderança feminina também pode ajudar a tornar as empresas mais competitivas. Isso acontece, principalmente, devido ao impacto comercial que a diversidade pode gerar para os negócios. De acordo com o estudo Consumers’ Brand Expectations Around Diversity & Inclusion in 2021, cerca de metade do público consumidor tem mais inclinação para consumir de marcas que adotem a diversidade. Portanto, investir em políticas afirmativas e ampliar o número de líderes mulheres pode ajudar na geração de mais vendas e na fidelização de marca.
Como você acompanhou, a liderança feminina ainda encontra barreiras no mercado, o que gera uma desigualdade de gênero. Porém, com iniciativas de desenvolvimento, diversidade e inclusão, é possível reverter essa situação e criar oportunidades para profissionais e empresas.